quarta-feira, 14 de março de 2012

Desequilíbrio necessário...



Como se processa o nosso crescimento pessoal, emocional, financeiro e espiritual? Não seria nas crises que nos forçamos a amadurecer e seguir em frente? Através dos desajustes emocionais, questionamentos de todo o tipo e dúvidas, é que acontece um dos maiores milagres da vida: o desequilíbrio necessário! Segundo Beth Miller, “Uma pessoa não chega ao centro, sem nunca mais ser testada diante dos destinos do desequilíbrio. Uma pessoa domina a habilidade de encontrar o centro, todas as vezes que o perde.”

Se não tivéssemos momentos de incertezas, não questionaríamos nada, perderíamos muitas oportunidades e não teríamos coragem de sacudir a poeira e mudar.
Aquilo que nos desequilibra nos faz crescer! Caso contrário, viveríamos uma vida sem sentido, sem desafios, sem cor... Acordaríamos de manhã do mesmo jeito que fôssemos dormir... Que graça teria?

Tenho consciência de que buscamos o equilíbrio emocional a todo o momento, por isso meditamos, fizemos Reiki, tomamos Florais e nos cuidamos internamente. Mas temos que admitir que o caos, às vezes, é extremamente saudável, pois ele nos move para mudanças ousadas, remove nossos lixos internos e purifica todo o nosso ser!

Fico me questionando o quanto é difícil a gente aceitar a tempestade em nossas vidas... como é mais fácil viver na tranquilidade e sem questionamentos; mas essa não é a natureza do nosso espírito. Ele clama por mudanças, pelo desconhecido, pelo novo! São essas energias que nos movem para o sucesso.

Aprendemos muito nas adversidades e precisamos nos perguntar sempre: o que devo aprender com essa situação? Isso não é conformismo, isso é crescimento interior! Somente dessa forma podemos nos lapidar e crescermos espiritualmente e como um todo.
Termino essa reflexão com algumas palavras do Mestre Chögyam Trungpa, nos mostrando que tudo faz parte da vida e do ser humano!

“Os inexperientes dirão: aquilo é sujo, aquilo é limpo, aquilo é Samsara, aquilo é Nirvana. Porém os mais experientes aproveitarão tudo: não jogarão fora os desejos, as paixões e todo o resto, mas os ajuntarão à sua vida da maneira correta. Eles vão utilizá-los como adubo para sua realização espiritual”.

Daniela Binato

Nenhum comentário:

Postar um comentário